quarta-feira, 23 de março de 2016

Epitácio, Anastácio e Assis - ESTEVE BOM DE MAIS!

No último final de semana o projeto que comemora 15 anos da nossa primeira peça "Hoje Tem Espetáculo!!!" foi apresentada em 3 cidades da nossa Região e podemos dizer que foi bem bonito tudo. Em todas apresentações o público compareceu em massa, gente de todas as idades, gente disposta a rir e a ocupar o espaço público para assistir Arte de Rua!

Os álbuns já estão disponíveis aqui no Blog e em nosso flickr, clique nas fotos e veja o álbum completo de cada cidade.

PRESIDENTE EPITÁCIO - Dia 18 de março
Epitácio - Foto de Camila Peral

Em Presidente Epitácio um público de mais de 500 pessoas lotou a rua em frente a Praça da Matriza, a cidade tem recebido outros espetáculos e a quantidade de pessoas está ligada a divulgação feita, mas também ao trabalho de formação de público que tem sido feito pela Secretaria de Cultura da cidade.
O destaque foi a presença de muitos adolescentes e jovens.  As crianças trazendo seus pais não precisamos nem falar que foi a grande maioria.


SANTO ANASTÁCIO - Dia 19 de março
Santo Anastácio - foto de Camila Peral
 Foi nossa primeira vez em Santo Anastácio em 17 anos de trabalho dessa trupe. Na verdade fizemos uma apresentação de Pirofagia em uma festa noturna uma vez, mas com o trabalho de Arte de Rua essa foi a primeira.
Cerca de 500 pessoas fizeram a roda em "Santo A", o público parecia assustado no início, talvez chegar na praça de sua cidade, onde as pessoas comumente aos sábados comem seus lanches, passeiam com a família e paqueram e se deparar com um bando de palhaços conversando abertamente dizendo que vai começar um espetáculo deve ser no mínimo incomum, talvez até um pouco assustador.
O espetáculo começou com resposta fria do público, as pessoas estavam ressabiadas, difíceis, mas aos poucos foram se entregando o gelo foi quebrado a cada trapalhada e cena apresentada. O número das cadeiras do Palhaço Seu Lavanco deu uma boa quebrada na formalidade, a cada voluntário que o palhaço pegava dava para sentir uma tensão no público com medo de ser o próximo e uma alegria desvairada de ver um conhecido, um parente ou amigo dentro da roda sendo sacaneado pelo grandalhão.
No atirador de facas já sentíamos o público como se fossemos amigos de infância, o riso solto, aberto, vivo era alto, gargalhadas aconteciam a cada provocação dos palhaços. é importante dizer que o voluntário da faca era uma figura querida e conhecida na cidade e ele parece que assustou bastante com as facas.

ASSIS SP - Dia 20 de março
Assis  -Fotos Camila Peral
A apresentação aconteceu em frente ao Galpão Cultural de muitas galeras, de Circo, de Capoeira, de Teatro, de Psicologia, de trabalho social, de mobilizadores, gente boa lutando para se consolidar como protagonistas da Arte na cidade. Nos sentimos em casa, é um espaço de resistência muito semelhante ao Galpão da Lua, espaço que compartilhamos com outros grupos em Presidente Prudente. O Galpão de Assis é uma referência para nós é uma força em nossa região ter parceiros que seguem o caminho de construir políticas públicas para a arte de dentro pra fora, de Artistas para o poder público e para o povo. O público no galpão nos acolheu, as pessoas que frequentam são universitários, artistas, apreciadores de arte e grande parte de público da cidade que parecem ter aquele local como referência na programação cultural de Assis. O Destaque desse dia foi uma menia, a Nina, que se misturou aos palhaços desde o primeiro momento que chegou e participou de verdade da apresentação, foi linda, encantou as pessoas ali presentes com sua liberdade e deu vida ao nosso espetáculo, salvou a noite, Valeu Nina!

Nenhum comentário:

Postar um comentário