quarta-feira, 4 de maio de 2016

Rumo ao Festival Nacional de Jales para fechar o projeto com chave de ouro!

Criança fazendo higiene durante o espetáculo em Pacaembu
Foto Talita Galindo e os seus 100 Chopps
Nossa última apresentação do que comemora 15 anos da peça Hoje Tem Espetáculo está se aproximando, vamos fechar com chave de ouro participando no dia 06 de maio do Festival Nacional de Teatro na cidade de Jales SP.

Essa apresentação agrega o festival mas faz parte da nossa circulação com o apoio do ProAC edital de Artes de Rua, Jales já estava no roteiro e aproveitamos para dividir esse momento com um importante festival da da cidade, queremos aproveitar para trocar com o público local e com os artistas que estarão presentes.

O Festival Nacional de Teatro de Jales, que está em sua oitava edição, teve início dia 30 de abril e segue até 08 de maio com uma programação intensa composta por 19 espetáculos dos estados de São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Goias e Minas Gerais.

As informações obre o Festival podem ser conferidas na página http://teatrojales.com.br/

Beterraba e Seu Lavanco apontando o objeto de Estudos
Foto de Talita Galindo e os seus 100 Chopps
Da saudades antes mesmo de terminar o projeto, passamos bons momentos durante a circulação que começou em janeiro com a apresentação em Fernandópolis e seguiu por mais 14 cidades. "Hoje Tem Espetáculo!!!" é uma festa popular, brincamos com o povo na rua, a proposta é realmente fazer rir e rir muito se possível, sem miséria!

Por ser a primeira montagem do Rosa dos Ventos a peça traz elementos que contribuíram para a formação da linguagem do grupo, são 15 anos apresentando um espetáculo, nesses 15 anos o grupo passou por mudanças muito significativas: Logo no início escolhemos as ruas para ser o nosso local de atuação, escolhemos os locais onde as pessoas tem pouco ou nenhum acesso à cultura parar levar nossa Arte, participamos por diversos processos de formação ao longo desses anos e isso fez com que "Hoje Tem Espetáculo!!!" passasse por diversas transformações também. Já são mais de 600 apresentações ao longo desses 15 anos de trajetória do Espetáculo.

Beterraba encontra seu Pai em Rosana
Foto de Talita Galindo e os seus 100 Chopps
Uma forte característica do Espetáculo são as tradicionais gags circenses e reprises de palhaço, a nossa formação inicial foi com oficinas e visitas aos Circos, estudamos bibliografias de palhaço, quando percebemos tínhamos um espetáculo de palhaços com técnicas de circo, daí foi ir pra rua e dar a cara do trabalho e a cara do grupo consequentemente. O Resultado é que as cenas são apresentadas  com verdade, olhando e dialogando com o público que está assistindo, o jogo chega a ser tão vivo que o espetáculo pode até mudar o rumo com situações de improviso que surgem durante a função.

Da prazer apresentar "Hoje Tem Espetáculo!!!", por mais que seja a mesma peça as relações construídas em cada local nunca são as mesmas, sempre tem algo novo.

Outro pai do Beterraba, esse em Pacaembu
Foto de Talita Galindo e os seus 100 Chopps
Nessa comemoração dos 15 anos passamos por cidades da nossa Região (Oeste), pela capital e grande São Paulo e pela Região Noroeste do estado. A intensão era fortalecer os laços com a nossa região, que por muito tempo representava quase a totalidade dos locais onde apresentávamos e hoje temos atuado muito pouco aqui. A capital e as cidades em torno escolhemos por  ter grupos atuando, assim como nós nas periferias e locais populares. Já a motivação que nos levou ir à Região Noroeste foi o fato de ser a região que menos circulamos do Estado.

Com a última cidade, Jales, fecharemos as 16 cidades do projeto que teve no roteiro, Fernandópolis, Presidente Prudente, Distrito de Teçainda - Martinópolis, Presidente Venceslau, Presidente Epitácio, Santo Anastácio, Assis, Franco da Rocha , Suzano, São Paulo, Pacaembu, Rosana , Teodoro Sampaio, Santa Fé do Sul e Catanduva.
Estimamos que mais 4 mil pessoas assistiram a peça durante essas apresentações. o maior público foi Pacaembu onde cerca de 700 pessoas prestigiaram a peça.

Além dos números colhemos histórias muito boas como a de uma senhora, em São Paulo, que relatou para nós que fazia 5 anos que não saia de sua casa para nenhuma atividade que não fosse fazer compras e pagar contas vez ou outra, devido a um trauma ao presenciar a morte de seu filho. Ela disse: que ouviu a música e as risadas e não controlou a vontade de sair, veio até a praça que fica em  frete sua casa e assistiu todo o espetáculo, pediu para voltarmos sempre e deu esse depoimento que emocionou...
Isso aí mesmo que ta na foto em Pacaembu
Foto de Talita Galindo e os seus 100 Chopps
Em Venceslau uma menina de 7 anos, não enxergava nada, assistiu o espetáculo de longe e ao final pediu para conhecer os palhaços, fez questão de olhar um por um com suas mãos e fez cerca de mil perguntas para nós sobre como era possível aquela vida de palhaçada nossa, apalpou cada instrumento que usamos e foi embora feliz em busca de mais descobertas.

Em Presidente Prudente apresentamos em um bairro chamado Augusto de Paula, local onde os moradores se mobilizam para acontecer a ação artística, não há equipamentos Culturais, mas há calor humano, os moradores fecham a rua, arrumam energia elétrica, fazem acontecer. o mais incrível lá foi que a iluminação do bairro apagou 3 vezes durante o início do espetáculo, apesar da escuridão ninguém arredou pé do local até a luz voltar completamente e o espetáculo acontecer, e durante os apagões todos ligavam as luzes do celular para poder ver o que estava acontecendo.

Já que uma hora tem que acabar seguimos rumo a Jales fazer a última do projeto e já esperando a primeira de outros que virão, esse mês vamos para o Espirito Santo levar nossa arte mas essa já é outra história...

Jales SP
Dia 06 de maio - Às 19h
Local: Praça Euply Jales

Nossa bunda em Rosana, Foto de Talita Galindo e sua barriga de Chopp


Nenhum comentário:

Postar um comentário